O Hobbit – Review

112162004_1gg

Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável. Mas tem seu contentamento perturbado por Gandalf, o mago, e uma companhia de anões. Eles têm o plano de roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta, mas acaba surpreendendo a si mesmo com sua esperteza e suas habilidades de ladrão!

O livro possui 19 capítulos e um total de 289 páginas, considerando que o meu é a edição comemorativa de 75 anos e tem algumas páginas apenas com imagens.

O foco é totalmente voltado para a aventura de Bilbo, diferente do filme que tem cortes para outros pontos da história em geral. O motivo dessa diferença é para fazer conexão com a trilogia Senhor dos anéis, e é claro, trazer mais dinâmica ao filme, pois o livro se baseia mais em situações complicadas que Thorin e Companhia.

Mesmo não tendo toda a agitação passada no filme, não achei o livro monótono ou chato. Não é o tipo de leitura que demora para terminar, e o tipo de narração é bem interessante. É detalhado, mas não exagera nas palavras, nenhuma informação é totalmente descartável.

Todos sabem que alguns personagens são diferentes nas duas versões (filme X livro), como a não existência de Tauriel, mas também a participação de Thranduil, que é bem menor no livro. Nem mesmo seu nome é citado, apenas é chamado de Rei Élfico. E também, o mesmo aparenta muito mais bondade e compaixão no livro que no filme, não que isso seja um defeito, já que eu, particularmente, adoro o Thranduil tanto do livro quanto do filme ❤

Além de termos uma noção de tempo melhor pelo livro, no filme vemos tudo acontecendo em duas ou três semanas, mas no livro percebemos que tudo durou no mínimo um ano inteiro (não cheguei a checar exatamente :x) Por exemplo, na chegada à Montanha Solitária, depois de “confrontar” Smaug, Bilbo e os anões ficam escondidos durante, mais ou menos, três dias! Sem a mínima noção de que Smaug esta destruindo a Cidade do Lago :/ (isso tudo apenas por descobrir que os homens ajudaram Bilbo a entrar na montanha, não houve nenhuma luta contra o dragão como no filme)

Mas é claro que no filme as cenas foram trabalhadas para serem mais dinâmicas, o que tornou o filme divertido e emocionante de se assistir. Com certeza, o livro vale a pena ser lido, mesmo para quem já viu o filme, pois tudo é contado de maneira diferente como se um fosse complemento do outro. O livro tem detalhes interessantes e é completo, o filme é divertido e une os acontecimentos do Hobbit com Senhor dos Anéis (que eu acho muito legal)

Espero que tenham gostado e que leiam o livro :3 vale a pena! Bjs no coração e até a próxima!!!

Deixe um comentário